Uma cozinha aberta é um símbolo de um espaço de vida moderno. Não é apenas um lugar para cozinhar, mas um lugar para socializar, onde todos os membros da família e amigos se encontram. Oferecemos uma visão geral das vantagens e desvantagens das cozinhas abertas.
Na maioria dos apartamentos, as cozinhas abertas estão conectadas à área de jantar ou à sala de estar. Por esta razão, é importante desenvolver um conceito global coerente.
O design de cores, o revestimento do piso e o estilo de decoração de toda a sala devem ser coordenados, pois isso contribui significativamente para uma atmosfera de bem-estar. Além disso, é importante adaptar a disposição dos elementos individuais da cozinha aos processos de trabalho na cozinha para evitar longas distâncias. Mas antes de começar a projetar uma cozinha, os moradores devem tomar uma decisão fundamental: cozinha aberta ou fechada?
Vantagens de uma cozinha aberta
Um planejamento de cozinha mais flexível e uma área de estar espaçosa são as duas principais vantagens de um design de cozinha aberta. A transição suave da cozinha para a sala permite integrar um balcão ou uma ilha de cozedura. Outro argumento para uma cozinha aberta é que o anfitrião não fica completamente isolado de seus convidados enquanto prepara a comida.
Ele é bom em participar de conversas com convidados enquanto cozinha. As cozinhas abertas também são adequadas para famílias: os pais podem observar melhor as crianças brincando na sala de estar do que em uma cozinha fechada.
Desvantagens da cozinha-sala
Uma cozinha aberta não só tem os seus lados bons, como também podem surgir alguns problemas na vida prática do dia-a-dia. O nível de ruído dos aparelhos de cozinha e os gases da cozinha são as maiores desvantagens aqui. Por isso, é importante comprar utensílios de cozinha silenciosos e um bom exaustor. Mas não importa o quão silenciosamente a máquina de lavar louça e afins funcionem – você sempre os ouvirá na sala de estar. O barulho de pratos e panelas ao trabalhar na cozinha também é um problema.
Os cheiros que surgem ao cozinhar e assar também se espalham livremente na sala de estar em uma cozinha aberta. Se você tem um nariz muito sensível, deve considerar se uma cozinha para comer é realmente a coisa certa para você.
Cozinha aberta ou fechada – é tudo uma questão de gosto pessoal
Não há uma declaração geral sobre se uma cozinha aberta ou fechada é melhor. Quem gosta de receber convidados muitas vezes fica mais feliz com uma cozinha para comer, já que o anfitrião não está separado de seus convidados ao cozinhar.
Por outro lado, as pessoas sensíveis a ruídos e cheiros costumam se dar melhor com uma cozinha fechada, mas também existe a possibilidade de uma solução provisória: se você integrar uma porta de correr entre a sala e a cozinha, poderá separar duas áreas como desejar ou deixe a porta aberta.
Como você implementa a cozinha aberta
Depois de ter esclarecido as vantagens e desvantagens e ter optado por uma cozinha aberta, você pode começar a planejar e executar seu projeto. É principalmente sobre o design do interior da sala de estar, sala de jantar e cozinha. Acima de tudo, devem ser tomadas decisões sobre como a cozinha e a sala de estar devem ser configuradas e conectadas ou separadas.
Use o espaço de forma otimizada
A cozinha aberta oferece uma vantagem decisiva, pois o espaço disponível é usado mais livremente do que em uma cozinha fechada. Os vários elementos podem ser dispostos de forma individual e generosa, porque nenhuma parede limita o espaço.
Por exemplo, é possível colocar o fogão e os armários de arrumação separadamente na divisão. Esta chamada ilha de cozinha pode ser percorrida por todos os lados e inclui uma grande superfície de trabalho com panelas e tigelas nos armários abaixo, e um fogão e armário de especiarias bem ao lado: tudo o que você precisa está ao seu alcance e pode ser encontrado rapidamente.
Algumas considerações de design de interiores
Ao planejar o design de interiores , a empresa de carpintaria ou design de interiores deve ser consultada para que as possibilidades técnicas e de design possam ser exploradas e toda a sala cause uma impressão atraente no final. Trata-se da questão de onde são necessárias as ligações eléctricas para os eletrodomésticos e da iluminação, ou a escolha do revestimento do pavimento, uma vez que os azulejos são normalmente utilizados na cozinha para facilitar a limpeza, o que é menos desejável na sala de estar.
Claro, um piso de madeira ou PVC na cozinha também não é um problema – depende do que você preferir, uma impressão uniforme ou uma separação visual das duas áreas. seguinte postagem oferece uma boa visão geral dos aspectos individuais do planejamento da cozinha.
Um elemento de design popular que separa ligeiramente a cozinha e a sala de estar visualmente e ao mesmo tempo cria um ambiente descontraído é, por exemplo, um balcão que serve como prateleira ou ‘escotilha’, equipado com bancos de bar, mas também é o local ideal para tomar um aperitivo enquanto cozinha leve e converse relaxado.
Se você planeja remover a parede entre a cozinha e a sala de estar em uma casa existente, parte da parede pode ser deixada para o balcão. Mas o que você decidir: dependendo do design, toda a sala acabará por parecer uniforme ou colorida, moderna ou acolhedora, mas certamente espaçosa.